Doenças Cardíacas

A Doença Que Mais Mata O brasileiro


Por Dr. Roberto Yano
28 de setembro de 2020

O infarto é considerado a doença que mais mata o brasileiro atualmente e para evitá-la, é preciso manter hábitos saudáveis e manter uma dieta balanceada, com alimentos saudáveis e naturais. 

O coração é o órgão mais importante do corpo e, para que seu funcionamento ocorra de forma correta, é preciso cuidar dele da maneira correta. Explicarei mais abaixo. 

Veja a seguir tudo o que você precisa saber para que o infarto aconteça e porque esta é considerada a doença que mais mata o brasileiro.

Doença Que Mais Mata O brasileiro  

Porque o infarto é a doença que mais mata o brasileiro? 

O coração é um dos principais órgãos do ser humano e ele é essencial para a vida e o bom funcionamento do corpo. É o motor da nossa máquina! 

Mas, para manter a boa saúde de seu coração, é preciso adquirir hábitos saudáveis e evitar a doença que mais mata o brasileiro, o infarto. 

O infarto ocorre quando há um entupimento das artérias coronárias, as artérias que irrigam nosso músculo cardíaco. 

Uma das principais causas de infartos nos brasileiros é a hipertensão arterial, níveis mantidos e elevados acima de 140×90 mmHg. Além dessa doença, há outros fatores de risco como o diabetes, a dislipidemia, o tabagismo, a obesidade, o estresse, entre outros. 

Um dos principais sintomas que são característicos do infarto é a dor no peito, com irradiação para o braço esquerdo ou mandíbula, falta de ar, tontura, desmaio, dor no estômago, sudorese, náusea. Os sintomas podem ser variados, por isso você deve ficar sempre atento. 

A maioria dos pacientes que infartam sobrevivem. Alguma parcela deles, podem evoluir para o coração fraco, o que chamamos de insuficiência cardíaca.

Outras podem evoluir para problemas na condução elétrica do coração e começam a apresentar arritmias ou bloqueios no coração. 

Como evitar esta doença que mais mata os brasileiros 

Para evitar esta doença que mais mata os brasileiros, é preciso cuidar bem de seu coração e manter hábitos saudáveis. 

Veja a seguir como cuidar bem da saúde de seu coração e evitar que doenças assim aconteçam: 

  • Se exercite regularmente, respeitando os limites de seu corpo; 
  • Se alimente de forma saudável, evitando alimentos que contenham um alto índice de açúcar, sal ou gordura; 
  • Abandone o habito de fumar; 
  • Evite beber bebidas alcoólicas; 
  • Procure evitar situações de estresse e busque uma vida mais tranquila; 
  • Visite seu cardiologista periodicamente. 

Dessa forma, é possível manter a saúde de seu corpo e de seu coração em dia, evitando que doenças cardíacas como o infarto aconteçam. 

Os hábitos saudáveis devem ser inseridos em seu dia a dia, para que você tenha mais disposição e vitalidade para desenvolver suas atividades. 

O infarto é a doença quem mais mata os brasileiros e, por isso, é preciso cuidar bem da sua saúde para que seu coração fique sempre saudável. 

Um grande abraço! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *