Tratamentos

Alimentos que cuidam do coração e dos vasos sanguíneos 


Por Dr. Roberto Yano
28 de setembro de 2020

 Quando o assunto é saúde do coração e vasos sanguíneos, a alimentação é um de seus mais importantes pilares. E por isso, hoje você vai descobrir tudo sobre os alimentos que cuidam do coração

Os hábitos alimentares são um dos fatores mais relevantes para pessoas que sofrem de alguma doença cardiovascular, principalmente o infarto. E é por isso que em países como os Estados Unidos, onde se consomem muitos alimentos gordurosos e processados, a taxa de mortalidade por doenças do coração são bem elevadas. 

Porém, da mesma forma que alguns alimentos podem destruir a saúde do coração, existem aqueles alimentos que cuidam do coração, e é sobre eles que vamos falar hoje!

Alimentos que cuidam do coração e dos vasos sanguíneos 

5 Alimentos que cuidam do coração.   

Eu preparei especialmente para você uma lista completa, com os alimentos que cuidam do coração! Confira.   

  • Azeite de Oliva Extravirgem  

Substituir todas as outras fontes de gordura, como o óleo de soja e a manteiga, vai fazer com que seu coração fique muito feliz, e saudável! Isso porque o Azeite de Oliva é um potente antioxidante, eliminando as gorduras ruins, e aumentando as gorduras boas. Assim, você vai prevenir uma grande vilã para a saúde de seu coração: a Dislipidemia!  

  • Vinho Tinto  

São ricos em substâncias antioxidantes. Você pode consumir até 200ml por dia, no máximo. Se você não costuma ingerir bebida alcoólica, excelente. Mas se você já costuma ingerir alguma bebida, opte pelo vinho tinto. Sempre com moderação.  

  • Alho  

Esse alimento está presente na cozinha de todos os Brasileiros, e estamos falando da versão in natura, e não daqueles potinhos industrializados e cheios de sódio. O alho cuida da sua circulação sanguínea, e é um poderoso aliado contra inflamações.   

  • Linhaça  

Muito rica em ômega 3, essa poderosa semente ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, e melhorar a circulação sanguínea.    

  • Aveia   

A aveia é um grão muito popular no Brasil, e é muito rica em fibras, que são as principais aliadas contra o colesterol ruim. Além disso, as fibras também auxiliam no bom funcionamento intestinal, e evitam os picos glicêmicos.  

O alimento como remédio!  

Com a mudança da alimentação é possível que os níveis de colesterol, triglicérides, glicemia melhorem muito. Dependendo do caso, pode ser possível a suspensão de medicamentos pelo médico. Nunca suspenda as medicações por conta própria ok?  

Quando falamos em alimentos que cuidam do coração, é muito comum escutar a história de pessoas que mudaram seus hábitos alimentares e hoje conseguiram até diminuir ou eliminar medicamentos da sua vida.   

Cultivar hábitos alimentares nocivos, dando preferência para alimentos com calorias vazias, muito gordurosos e processados, pode custar a sua vida!  

Quanto mais natural, melhor!  

Além de consumir alimentos que cuidam do coração, o ideal é que você sempre dê preferência para os orgânicos, que são mais naturais e fazem bem a saúde em geral.   

Espero que tenha gostado dessas dicas de alimentos que cuidam do coração, e que tenha te ajudado a repensar sobre seus hábitos alimentares!  

Um grande abraço! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *