Exames

Check up Cardiológico 


Por Dr. Roberto Yano
28 de setembro de 2020

Um check up cardiológico pode ser essencial na hora de prevenir qualquer doença de coração. Isto por que, existem algumas enfermidades que não se manifestam através de sintomas e podem acabar se agravando com o tempo. Quando se descobre a doença, já pode ser tarde demais.  

Dessa forma, visitar o médio periodicamente pode fazer toda a diferença na hora de cuidar de sua saúde e manter seu coração saudável. 

Veja neste artigo o que é um check up cardiológico e qual a importância de realizar exames.

Check up Cardiológico 

Saiba como é realizado um Check up cardiológico 

check up cardiológico é composto por uma série de exames que serão responsáveis por analisar a saúde de seu coração.  

Tudo se inicia com uma boa anamnese (entrevista com o paciente) e um minucioso exame físico. Após a avaliação pode-se optar por solicitar exames complementares dependendo de cada caso. 

Geralmente, o médico cardiologista costuma pedir esses exames como forma de prevenção de doenças ou diagnóstico de uma doença já existente, buscando a melhor forma de orientar e tratar seus pacientes. 

Juntamente com os exames, o médico vai analisar como é o estilo de vida do paciente, seus hábitos de vida e sua alimentação.  

Quais são os exames do check up cardiológico? 

Como falamos acima, o check up cardiológico pode ser composto por vários exames. 

Geralmente, o médico cardiologista solicita os seguintes exames: 

  • Eletrocardiograma 

Este exame é responsável por analisar o ritmo das suas batidas do coração, quais são os distúrbios existentes na condução elétrica, se existe alguma sobrecarga no coração, arritmias, sinais de artéria entupida no coração, entre outros. 

  • Exames laboratoriais 

Estes exames realizados em laboratórios, costumam medir os níveis de glicemia no sangue e de colesterol. Hemograma, função dos rins, tireóide, ácido úrico, urina I. Assim como outros exames que podem influenciar no bom funcionamento do coração, que irão depender de cada caso. 

  • Teste de esforço (ergométrico) 

Avalia quais as condições em que o paciente se encontra quando passa por situações em que exigem certo esforço físico. 

A partir deste exame, o médico poderá avaliar como está a saúde e funcionamento cardiovascular do paciente e recomendar corretamente um exercício físico.  

O teste de esforço pode ser realizado com uma esteira ou uma bicicleta. É um bom preditor de infarto agudo do miocárdio. Em pacientes que tem artérias entupidas no coração geralmente é nesse exames que o médico descobre que a coronária pode estar entupida e pode assim prosseguir sua investigação. 

Além destes exames, o médico cardiologista poderá solicitar outros, de forma complementar, para facilitar o diagnóstico do paciente, levando em conta cada situação e histórico de forma individual. 

Qual o melhor momento para realizar um check up cardiológico? 

Um dos principais motivos que levam os médicos a pedirem esta série de exames é o fato do paciente possuir em seu histórico familiar, pessoas que sofrem ou sofreram de alguma doença cardíaca ou outras enfermidades ligadas diretamente ao coração. 

E é claro que todo paciente que apresenta-se sintomático, como com dor no peito, palpitação, falta de ar, tontura, inchaço nas pernas, deve sempre procurar um cardiologista, para afastar causas cardíacas para os seus sintomas. 

Atletas também são pacientes que devem realizar um check up cardiológico, principalmente pela exposição a um grande nível de esforço físico. Dessa forma, os exames dirão quais são os limites do paciente e sua atividade física ocorrerá de forma saudável. 

Realizar um check up cardiológico é muito importante para a sua saúde, principalmente para evitar doenças cardíacas e tratar alguma doença diagnosticada. 

Além disso, é importante também manter hábitos saudáveis, juntamente com uma boa alimentação, para que o coração se mantenha sempre saudável. 

Visite seu médio cardiologista de confiança e faça um check up cardiológico. É importante para a saúde do seu coração. 

Um grande abraço! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *