Doenças Cardíacas

Como Controlar A Diabetes?


Por Dr. Roberto Yano
17 de julho de 2020

A diabetes é uma doença relativamente comum, caracterizada pela não produção ou má administração do hormônio insulina. Mas será que há como controlar a diabetes sem medicações?

Muitas doenças podem ter seus sintomas amenizados (ou até extintos) com alguns hábitos saudáveis e esse é o caso da diabetes.

Algumas dicas irão ajudar a controlar os índices de insulina no corpo e colaborar para uma vida mais saudável!

Como Controlar A Diabetes?Como controlar a diabetes mantendo o peso

Uma ótima forma de como controlar a diabetes é cuidando para não ter muita gordura corporal

  • Controle o peso

Uma dica essencial para quem sofre de problemas com diabetes é controlar o peso. A gordura abdominal, por exemplo, é uma grande responsável pelo surgimento da diabetes e, também, faz com que seja liberada mais insulina somente para essa região.

De forma bem simplificada, quando se perde peso a insulina produzida consegue ser mais bem distribuída pelo corpo e a demanda do hormônio também é melhor.

  • Pratique atividade física

A prática de exercício físico traz diversos benefícios à saúde e quem possui diabetes deve acrescentar algumas atividades à rotina.

Indivíduos que praticam exercícios físicos conseguem diminuir a resistência à insulina e o corpo acaba usando o hormônio de forma mais adequada.

No caso da diabetes, os exercícios aeróbicos são grandes aliados. Não precisa praticá-los todos os dias, mas a frequência de quatro vezes na semana pode ser exigida.

O lado bom dos exercícios aeróbicos é que eles são muito diversos, então qualquer pessoa pode encontrar alguma atividade que tenha mais prazer em realizar.

Corrida, bicicleta, funcional, jump, spinning, aulas de dança e até mesmo aulas de luta são ótimas opções.

Como controlar a diabetes com a alimentação

Outra coisa essencial para quem deseja saber como controlar a diabetes é através da alimentação.

  • Coma fibras

As fibras são alimentos que ajudam a reduzir a velocidade de absorção da glicose no nosso sangue. Além disso, a fibra proporciona maior saciedade e auxilia de forma indireta na perda de peso.

  • Evite carboidratos simples

Os carboidratos simples não possuem muita serventia para o nosso organismo, sendo interessante evitá-los sempre que puder. Eles se transformam rapidamente em glicose e isso não é bom para os diabéticos.

O que seriam esses carboidratos simples? Farinha branca e açúcar são os principais vilãos. A farinha pode ser facilmente substituída por farinha integral ou de aveia.

  • Evite bebidas alcoólicas

O álcool proporciona alterações nos níveis de glicemia, podendo abaixá-los ou aumentá-los. Quem tem diabetes deve evitar bebidas alcoólicas.

Controlando a diabetes com hábitos saudáveis

  • Durma bem

Quem dorme pouco não consegue controlar muito bem os níveis de açúcar, pois o corpo acaba produzindo mais cortisol (o que não é bom para quem tem diabetes).

  • Não fume

O cigarro não combina nem um pouco com a diabetes e, inclusive, pode ser o precursor de quem nem possui a doença.

  • Não se estressar

Outra coisa que faz o corpo liberar cortisol é o estresse. Então, mesmo sendo difícil, é muito importante que o diabético trabalhe o seu mindset, pelo menos para não se estressar tanto com coisas banais do dia a dia.

Em resumo, a diabetes é uma doença crônica e é preciso saber lidar com ela. Hábitos saudáveis são uma ótima forma de tratamento e, além disso, são essenciais para a qualidade de vida dos seres humanos.

Então, para todos aqueles que desejam saber como controlar a diabetes, o ideal é: pratique exercício, alimente-se bem, tenha boas noites de sono e busque ser uma pessoa mais tranquila. Essas dicas trarão resultados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *