Exames

Como Cuidar Do Coração No Inverno 


Por Dr. Roberto Yano
28 de setembro de 2020

Muitas pessoas não sabem, mas no frio aumenta o risco de infarto! Cuidar do coração durante o ano todo é fundamental, porém, é necessário também saber como cuidar do coração no inverno!

Um estudo Brasileiro, concluiu que entre os meses de Junho e Agosto, as internações e atendimentos hospitalares referentes a doenças cardiovasculares, crescem cerca de 30%, ou seja, ocorre um aumento significativo. 

Por isso, hoje você vai aprender tudo o que precisa para garantir a sua saúde e a de quem você ama. Confira esse guia completo sobre como cuidar do coração no inverno.

Como Cuidar Do Coração No Inverno 

Como cuidar do coração no inverno: Por que os acidentes cardiovasculares aumentam?   

Você provavelmente deve estar se perguntando por que durante o inverno os acidentes cardiovasculares como infartos e derrames aumentam potencialmente, e eu vou te explicar, de forma simples!  

O nosso corpo tem uma temperatura média normal em cerca de 36,1ºC, e durante o inverno, ele faz de tudo para conseguir manter essa temperatura.

Quando a nossa pele entra em contato com uma temperatura menor do que o normal, ela estimula a produção de uma substância que entre várias funções, tem como objetivo acelerar o metabolismo, para evitar a perda de calor.   

Esse processo é um mecanismo de defesa. Os vasos sanguíneos que irrigam a pele, se contraem, causando uma queda de temperatura nas extremidades, como pés, nariz e orelhas.

Assim, o coração também é forçado a bombear mais sangue e mais rapidamente.   

Outro fator importante a ser considerado, é que durante o inverno as pessoas costumam sentir menos sede, mas isso não significa que o corpo precise menos de água, o que é a causa comum de desidratação, e consequentemente, pode deixar o sangue mais denso e viscoso.   

No inverno as pessoas costumam ficar com exacerbação de problemas respiratórios, como ter pneumonia por exemplo. Uma infecção dessa pode contribuir consideravelmente para que um paciente já coronariopata venha sofrer um infarto.   

Entendeu a importância de cuidar do coração no inverno? Então confira algumas dicas preciosas de como se cuidar!  

4 Dicas para cuidar do coração no inverno.  

Como você pôde ver, são vários os fatores que fazem com que o inverno seja uma época perigosa para o seu coração, e por isso, eu preparei 4 dicas muito valiosas que vão te ajudar a atravessar as baixas temperaturas com muita segurança!  

  • Se agasalhe!  

Quanto melhor agasalhado você estiver, menor a demanda que o seu coração vai ter de bombear o sangue para as extremidades, para evitar a queda da temperatura corporal. Por isso, não economize nas roupas! Utilize cachecóis, luvas, toucas e outros acessórios que podem ser úteis.   

 

  • Beba água!  

Beber água é importante o ano todo, mas no inverno, as pessoas acabam se esquecendo de se hidratar. Por não sentirmos sede nessa época do ano, o ideal é você monitorar a frequência com que você bebe água, e assim garantir que está consumindo pelo menos 2 L por dia.   

Pratique exercícios nas horas mais quentes   

Se a temperatura estiver muito baixa, evite praticar exercícios ao ar livre. Dê preferência para exercícios indoor, que serão mais seguros para a saúde de seu coração. Lembrando que se exercitar sempre faz bem ok? Seja no frio ou no calor.  

  • Se alimente bem! 

E a última, mas não menos importante dica sobre cuidar do coração no inverno, é a alimentação equilibrada!  

Curta o seu inverno com segurança!  

O inverno é uma época deliciosa e cheia de magia, porém, como você pôde ver, pode também ser perigosa para a saúde do seu coração.   

Por isso, siga as minhas dicas sobre cuidar do coração no inverno e curta o seu inverno com maior segurança!  

Um grande abraço! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *