Exames

Como Medir Sua Pressão Arterial Em Casa! 


Por Dr. Roberto Yano
28 de setembro de 2020

Aprender a medir sua pressão arterial em casa pode ser muito útil para controlar sua pressão e identificar se os medicamentos prescritos estão realmente fazendo o efeito desejado. 

Apesar de ser um procedimento fácil, é preciso ter muita atenção ao medir sua pressão arterial, para que o resultado seja correto. 

Veja a seguir neste artigo como medir sua pressão arterial em casa de forma simples e fácil, possibilitando um resultado imediato e preciso.

Medir Sua Pressão Arterial Em Casa

O que você deve saber antes de medir sua pressão arterial em casa 

Medir sua pressão pode ser um procedimento considerado simples, mas, para que o resultado seja preciso, é necessário tomar alguns cuidados. 

Antes de medir sua pressão, evite fumar e tomar café, pois isto pode interferir nos níveis de seus batimentos cardíacos e alterar o resultado da pressão arterial. 

Além disso, existem outros fatores que podem influenciar e mudar o ritmo de seus batimentos cardíacos, como refeições com alimentos muito pesados e o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que em pequenas quantidades. 

Para medir sua pressão, é preciso estar em uma posição confortável e se manter calmo. Evite conversar durante o procedimento. 

A melhor posição para medir a pressão é sentado, com a coluna reta e as pernas separadas. Não cruze as pernas. Mantenha o braço esticado e reto, em uma região plana, com a palma da mão voltada para cima e apoiado numa mesa para que o braço fique na altura do coração. 

Como medir sua pressão arterial em casa com o aparelho medidor digital 

Para medir sua pressão arterial em casa, é preciso seguir alguns passos para que a medição seja precisa.  

  • Siga estes passos e aprenda a medir sua pressão: 
  • Estique o braço confortavelmente, até que ele fique na altura de seu coração; 
  • Coloque a braçadeira em seu braço, de forma que ela fique firme e acima do cotovelo; 
  • Ligue a braçadeira na extensão e aperte o botão de ligar do aparelho, dando início à medição; 
  • Assim que o aparelho for ligado, a braçadeira começará a apertar o braço levemente; 
  • Quando a braçadeira começar a se soltar do braço, os números correspondentes ao valor da pressão arterial aparecerão na tela do aparelho; 
  • Ao medir sua pressão arterial em casa, é muito importante registrar os valores, pois provavelmente seu médico lhe perguntará sobre estes resultados.  

Procure um médico caso sua pressão esteja ficando sempre acima de 140×90 mmHg.  

Caso apresente hipertensão acompanhada de sintomas, como dor no peito, tontura, cefaléia e falta de ar, procure o seu médico cardiologista o quanto antes. 

Um grande abraço! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *