Tratamentos

Infarto E Ataque Cardíaco São sinônimos?


Por Dr. Roberto Yano
10 de julho de 2020

Quando você pesquisa sobre problemas do coração pode encontrar uma série de termos atribuídos. Por exemplo, será que infarto e ataque cardíaco são a mesma coisa, ou se trata de quadros diferentes?

O coração é um órgão muscular que desempenha um papel essencial na vida dos seres humanos e de outros animais. Através de seu funcionamento o sangue é bombeado para todo o corpo.

Sendo tão importante para a sobrevivência, é fundamental compreender seu funcionamento e manter a devida saúde desse órgão. Uma das coisas mais importantes é justamente entender quais são as doenças cardíacas mais comuns.

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Infarto E Ataque Cardíaco

Infarto E Ataque Cardíaco podem ou não ser a mesma doença. Na verdade, quando uma pessoa infarta podemos, sim, dizer que ela teve um ataque cardíaco.

Porém, esse termo também pode ser usado para outras situações que acometem o coração. Então, todo infarto pode ser um ataque cardíaco, mas nem todo ataque cardíaco é infarto.

A palavra “ataque” sugere algo repentino, inesperado. É uma referência a um colapso, que é exatamente o que ocorre no momento de um infarto, por exemplo.

Mas, se um paciente tem uma súbita arritmia, ou mesmo a falha dos batimentos do coração que já está fraco, também podemos nos referir a isso como “ataque cardíaco”. Então, não é um termo exclusivo para se referir a infarto.

Lembrando “ataque cardíaco” é um termo popular, ou seja, não utilizamos esta expressão no nosso dia a dia como cardiologista.

Uma morte repentina relacionada ao coração, chamamos na realidade de morte súbita.

Mas, De Onde Surgiu Esse Termo?

O termo “ataque cardíaco” provavelmente surgiu de uma tradução de “heart attack”, a versão em inglês. No entanto, o uso equivocado acabou fazendo com que todo “ataque do coração” passasse a ser associado ao infarto.

  • Então, O Que É Um Infarto?

Então, quando você vir algo usando o termo “ataque cardíaco” é importante compreender o contexto para entender se está se referindo de fato a um infarto ou a outros males do coração.

O infarto ocorre quando uma artéria tem a sua passagem obstruída. Quando isso acontece temos a interrupção da passagem do sangue oxigenado que deveria chegar a algumas células do coração.

Sem o sangue, as células cardíacas morrem, levando a um quadro de infarto. Quando isso acontece o paciente pode ter os seguintes sintomas:

  • Dor súbita e aguda no peito;
  • Dores no braço – especialmente esquerdo – que irradiam para pescoço e/ou ombros e/ou mandíbula;
  • Aperto no peito;
  • Dor nas costas ou abdominal;
  • Náusea e/ou vômito;
  • Sudorese e/ou suor frio;
  • Tontura e mal-estar;
  • Falta de ar.

Existem outros sintomas que podem ser percebidos, mas esses são os mais comuns. Nem todas as pessoas sentem tudo isso, e algumas podem infartar de maneira silenciosa, sem nenhum sintoma prévio.

Infarto E Ataque Cardíaco São sinônimos

Ataque Cardíaco E Parada Cardíaca

Infarto e ataque cardíaco podem significar a mesma coisa como não podem. O segundo termo pode ser usado, por exemplo, para explicar uma parada cardíaca.

A parada cardíaca é uma outra possibilidade de doença que acomete o coração repentinamente. Ela acontece quando o oxigênio entregue pelo sangue não é suficiente para manter a oxigenação do corpo.

A parada cardíaca muitas vezes acontece após um quadro de arritmia, que por sua vez pode ser desencadeado por um infarto.

Entender que infarto e ataque cardíaco podem ser coisas diferentes é importante. O ideal e compreender o contexto em que o termo está sendo empregado para que seu significado seja claro.

E por fim, reforçando novamente que se trata de um ter “popular”, não sendo utilizado este termo entre os médicos cardiologistas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *