Doenças Cardíacas

O Que É Infarto Fulminante E Como Evitá-Lo?


Por Dr. Roberto Yano
10 de julho de 2020

Você já ouviu falar e sabe o que é infarto fulminante? Esse é um quadro de doença cardiovascular que pode levar a morte e se trata de uma condição que demanda total atenção.

Também conhecido popularmente como “ataque cardíaco”, o infarto fulminante ocorre quando uma artéria é entupida graças ao acúmulo de gordura..

O entupimento impede que o sangue chegue ao coração com o oxigênio. Isso, por sua vez, causa a morte de parte das células cardíacas, levando o músculo a um enfraquecimento ou necrose.

Como resultado ocorre, então, o infarto. Esse quadro acomete cerca de 300 mil brasileiros todos os anos. Desses, 90 mil vão a óbito.

O Que É Infarto Fulminante E Como Evitá-Lo?

Como Evitar E Como Diminuir As Chances De Ter Um Ataque Fulminante?

Uma das primeiras coisas importantes para evitar esse tipo de condição cardíaca é justamente entendendo o que é infarto fulminante. Se trata, portanto, de um entupimento arterial que compromete a chegada do sangue ao coração.

  • O que a pessoa sente?

Quando isso ocorre a pessoa pode sentir uma série de sintomas. Alguns são mais conhecidos e característicos, enquanto outros são mais raros e até atípicos. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor no peito forte em aperto ou queimação;
  • Enjoo e mal-estar;
  • Cansaço excessivo mesmo em estado de repouso;
  • Sensação de falta de ar;
  • Desconforto na garganta;
  • Dor ou desconforto no queixo;
  • Batimentos cardíacos irregulares.

Existem ainda casos considerados silenciosos, em que o infarto se manifesta de maneira completamente assintomática, tornando-se ainda mais difícil de ser identificado e previamente tratado.

Mas Como É Possível Evitar Um Infarto?

Agora que você já sabe o que é infarto fulminante é de suma importância que falemos também a respeito das formas de evitar esse problema. Existem, felizmente, algumas maneiras de evitar o infarto.

Um infarto não pode ser 100% evitado, mas você pode, sim, adquirir hábitos mais saudáveis que ajudam a diminuir as chances de sofrer dessa doença. Portanto, a melhor maneira de prevenir é adotando um estilo de vida saudável, o checkup com o cardiologista e as medicações em dia, caso você já tome alguma.

  • Alimentação:

A alimentação saudável é essencial para evitar um infarto fulminante. É fundamental que você prefira alimentos frescos e naturais. Evite ou diminua o consumo de processados e industrializados, priorizando sempre as frutas, verduras, legumes e carboidratos integrais, proteínas magras e gorduras boas.

  • Não seja uma pessoa sedentária:

O sedentarismo é outro agravante para doenças cardíacas. É importante que você pratique atividades regularmente, ao menos 30 minutos por dia, de modo que o seu corpo e o seu coração permaneçam saudáveis. O ideal é realizar 150 minutos de exercício físico por semana.

A Saúde Mental No Quadro De Infarto

Outro fator essencial de ser compreendido quando você pesquisa sobre o que é infarto fulminante é que é importantíssimo manter o  estresse controlado.

A ansiedade, o estresse e o nervosismo, podem fazer com que você sofra com diferentes doenças cardíacas, dentre elas o infarto. Por isso é importantíssimo manter a mente e o corpo em equilíbrio.

  • Não fume e não beba:

Por fim, a nossa última dica é que você abandone hábitos como o tabagismo e o alcoolismo. Um fumante possui chances muito elevadas de infartar, incluindo pessoas mais jovens.

Agora que já sabe o que é infarto fulminante e como evitá-lo procure manter a sua saúde sempre em dia fazendo o devido acompanhamento médico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *