Exames

Quais As Sequelas Deixadas Por Um Infarto?


Por Dr. Roberto Yano
10 de julho de 2020

São inúmeras as sequelas deixadas por um infarto, embora sejam silenciosas e menos aparentes do que aquelas deixadas por um acidente vascular cerebral, por exemplo.

Já sabemos que os problemas cardíacos não poupam ninguém. Homens, mulheres, jovens e velhos podem sofrer um “ataque do coração”, e isso pode ter proporções preocupantes.

Mas, passado o susto inicial, o que acontece? Como fica a vida e quais são as sequelas deixadas por um infarto? É possível voltar a viver normalmente depois de enfrentar esse problema?

Quais As Sequelas Deixadas Por Um Infarto

Veja Quais São As Sequelas Deixadas Por Um Infarto

A preocupação após enfrentar esse problema é natural. Depois de um susto como esse, que coloca a sua vida em risco, é importante, de fato, repensar nos hábitos e modos de viver. A mudança nos seus hábitos será importante para evitar um reinfarto e outras doenças.

  • Coração enfraquecido:

Uma das principais sequelas deixadas por um infarto é que a diminuição da sua capacidade em bombear sangue. O coração pode ficar mais fraco após o processo chamado de fibrose muscular, que acontece após a morte celular.

Isso acaba comprometendo a elasticidade: imagine uma pele que sofreu uma lesão e cicatriza. Ela se torna mais rígida e menos elástica, certo? Com o coração acontece o mesmo.

Na prática, isso significa que, em situações que demandem maior oxigenação o coração se sentirá sobrecarregado. Por isso é comum que pessoas infartadas não consigam praticar exercícios com a mesma intensidade de antes e se sintam mais cansadas facilmente.

Vida Pós Infarto

Após sofrer um infarto é importante encarar isso com positividade: você ganhou uma nova chance de viver. Obviamente existe, sim, as chances de que o problema ocorra novamente pois você está no grupo de maior risco cardiovascular.

Uma pessoa infartada corre 30% mais riscos de sofrer um novo ataque nos próximos 10 anos. Mas, também tem a possibilidade de diminuir essas chances através da mudança de hábitos. Além de ser importante realizar uma mudança dos hábitos de vida, o infartado deve fazer o uso correto das medicações.

As sequelas deixadas por um infarto podem deixar desconfortos. Pode haver menos disposição e mais cansaço – inclusive, dependendo da gravidade, ao realizar pequenas tarefas o infartado poderá sentir dores e falta de ar.

É importante obter com o seu médico orientações de como levar uma vida mais saudável sem sobrecarregar o coração novamente.

Mudanças Essenciais Para A Vida

Algumas mudanças são fundamentais para a vida de quem sofre essa situação. Mesmo que as sequelas deixadas por um infarto pareçam mínimas, é fundamental olhar com carinho e atenção para a própria saúde.

  • Alimentação:

Procure mudar a sua alimentação. Escolha alimentos magros e saudáveis, ricos em fibras e nutrientes. Evite o excesso de açúcares, sal, alimentos industrializados e conservantes. Tudo isso compromete a sua saúde e aumenta as chances de infarto. É muito importante ter um acompanhamento com um nutricionista ou um nutrólogo.

  • Sedentarismo:

Respeitando os seus limites e a sua nova capacidade cardíaca você deve praticar exercícios físicos – sempre com a orientação do cardiologista e acompanhado por um orientador físico.

  • Maus-hábitos:

Um fumante possui 30 vezes mais chances de sofrer de problemas cardíacos.

Abandonar o cigarro trará efeitos positivos imediatos ao coração, dentre eles a diminuição drástica desse risco de infartar ou passar por outros quadros que envolvam a saúde cardíaca.

A ingestão de bebida alcoólica deve ser reduzida ou evitada.

  • Outros Fatores de risco:

A dislipidemia, o diabetes, a hipertensão arterial devem sempre estar bem controlados para evitar um novo infarto. Caso o infartado tenha uma dessas doenças, o tratamento com medicamento deve ser rigoroso.

As sequelas deixadas por um infarto podem comprometer o seu bem-estar e lhe obrigar a mudar algumas coisas. Mas, elas também podem ser um lembrete de que você teve uma segunda chance, e deve cuidar de seu coração.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *