Exames

Saúde Da Mulher: Cuide Do Seu Coração  


Por Dr. Roberto Yano
28 de setembro de 2020

Cuidar da saúde da mulher é algo muito importante, principalmente quando envolve a saúde do coração.  

Existem algumas doenças cardiovasculares que atingem principalmente às mulheres, sendo até mais perigosas que determinados tipos de câncer no aparelho reprodutor, por exemplo. 

Neste artigo vamos entender mais sobre a saúde da mulher e a importância de cuidar do coração, mantendo uma boa qualidade de vida. 

Continue lendo a seguir e entenda!

Saúde Da Mulher

Como as doenças do coração podem interferir na saúde da mulher? 

Segundo dados coletados pela Organização Mundial da Saúde – OMS, pessoas em todo o mundo são afetadas diariamente por doenças que acometem o coração. 

Cerca de 30% dessas pessoas que são levadas a óbito, são pessoas do sexo feminino com idade superior há 40 anos. 

Dessa forma, é possível ver a importância de conscientizar as mulheres a se atentar mais para a saúde de seu coração. Muitas vezes, as mulheres acabam se preocupando muito com seus exames ginecológicos e esquecem da saúde do coração. 

Quais exames devem ser realizados para cuidar do coração e da saúde da mulher? 

Existem diversos exames  que devem ser realizados e avaliam a saúde do coração. 

Veja a seguir alguns dos exames mais pedidos pelos médicos: 

  • Raio-x de tórax 

raio-x de tórax é um exame que costuma ser pedido pelo cardiologista, afim de entender qual é a posição do coração, se há algum vaso sanguíneo aumentado ou aumento da área cardíaca. Observa-se também o diafragma e os pulmões. 

  • Eletrocardiograma 

Este exame é recomendado para avaliar o ritmo cardíaco. Pode diagnosticar alguma arritmia cardíaca, distúrbios de condução elétrica, sugerir entupimento em alguma artéria cardíaca, entre outros. 

  • Holter 

É um exame que faz um eletrocardiograma em 24 horas. Muitas vezes o eletrocardiograma realizado no consultório médico ou no hospital não demonstram alteração alguma pois a duração de um ECG é de aproximadamente 8 segundos. Por isso, pode ser realizado o holter de 24 horas onde ocorre um registro eletrocardiográfico durante às 24h de exame. 

  • Teste de esforço ou teste ergométrico 

objetivo  deste exame é analisar a saúde do coração com o corpo em movimento. 

O médico cardiologista avalia a resposta do sistema cardiovascular ao estresse da atividade. Isso é feito de forma gradual e controlada. A velocidade e inclinação da esteira aumentam gradativamente.  

Primeiro, são colocados eletrodos no corpo do paciente. É possível avaliar a presença de isquemia, avaliar a aptidão cardiorrespiratória e também descartar dores no peito que não sejam de origem cardíaca. 

O teste de esforço também pode avaliar a eficácia de medicamentos que o paciente esteja fazendo uso. 

Adquirir bons hábitos é o primeiro passo para cuidar da saúde 

Muitas vezes, a rotina das mulheres é muito cansativa e movimentada e, com isto, não sobra muito tempo para se alimentar bem e se exercitar. 

Mas, para manter uma rotina saudável, é preciso eliminar o excesso de gordura, sal e açúcar dos alimentos. Ingerir alimentos ricos em fibras, legumes, saladas, frutas, carnes brancas é essencial para manter os níveis de colesterol e a glicemia normais. 

Além disso, praticar exercícios diários, ainda que leves, faz toda a diferença na na saúde de seu coração. 

Geralmente, as mulheres acreditam que cuidar da saúde da mulher é apenas manter os exames ginecológicos periódicos em dia. Apesar de ser muito importante realizá-los, é preciso também se atentar ao aumento do risco cardíaco que ocorre principalmente após os 40 anos de idade e realizar check ups periódicos com um cardiologista. Se você tiver algum sintoma ou se já houver histórico família de doenças cardíacas antecipe esta consulta. 

Um grande abraço! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *