Exames
Saúde do coração dos atletas: como prevenir um infarto?

Por Dr. Roberto Yano
28 de setembro de 2020
Quando falamos sobre saúde dos atletas, a maioria das pessoas acredita no mito de que eles não sofrem infarto ou outras doenças cardiovasculares. Porém, por sua rotina de exercícios ser intensa, é preciso também se atentar a saúde do coração dos atletas.
Os exercícios físicos, como todos nós sabemos, são fortes aliados contra as doenças cardíacas, porém, quando praticados de forma intensa e sem supervisão profissional, podem sim ser um problema.
Se você quer saber um pouco mais sobre saúde do coração dos atletas, e qual a melhor forma para prevenir um infarto, confira essas dicas.
que preparei para você!
Saúde do coração dos atletas: Quais são os riscos?
Parece impossível e quase inexplicável a possibilidade de um atleta de alta performance sofrer um infarto, não é mesmo? Principalmente sabendo que o sedentarismo, a obesidade, hipertensão e demais problemas são uns dos principais vilões quando o assunto é a saúde do coração.
Porém, uma pesquisa realizada pelo Comitê Olímpico Internacional detectou que 10% das mortes de atletas entre 15 e 30 anos foram provocados por infarto agudo do miocárdio.
Mas como isso pode acontecer? Qual é a explicação plausível para um atleta jovem morrer em decorrência de uma doença cardíaca tão grave? A principal causa, é a falta de acompanhamento médico especializado, pois se o atleta tiver algum tipo de predisposição (como histórico familiar positivo), às atividades físicas intensas podem ser um gatilho.
Como garantir a saúde do coração dos atletas?
Como você pôde ver, a saúde do coração dos atletas é um tema muito importante, que vem sendo cada vez mais debatido, e que desmistificaos mitos populares que acreditam que pessoas dentro do peso ideal e que praticam exercício físico, não podem sofrer infarto ou outras doenças cardiovasculares.
Mas o que podemos fazer para prevenir os infartos neste grupo? Preparei algumas dicas que são muito importantes! Confira.
- Avaliação anual.
Para garantir a saúde do coração dos atletas é preciso garantir a avaliação anual, no mínimo! Essa avaliação deve ser feita com umcardiologista ou médico do esporte, que vai ter dimensões mais claras dos riscos que esse atleta pode vir a sofrer.
-
Qualidade de sono
Outro fator muito importante que deve ser respeitado pelo atleta para garantir a saúde cardiovascular, é a qualidade do sono. Muitas vezes,se submeter a uma rotina muito cansativa de exercícios e não dormir as horas ideais, pode também agravar o risco de infarto.
-
Índices de Colesterol
Se engana quem acha que atletas, por mais em forma que esteja, não podem ter níveis alterados de colesterol. Os atletas devem os exameslaboratoriais, idealmente a cada seis meses, ou em até menos tempo caso haja alguma alteração.
-
Estresse!
Os atletas estão propensos e encarar muito estresse em sua profissão. Seja por uma competição importante que está chegando, ou umaderrota que não foi bem aceito. O estresse também pode aumentar o risco de infarto, principalmente para quem já tem predisposição. Porisso, é importante achar medidas que amenizem o estresse.
A prevenção é sempre a melhor escolha!
Infelizmente, pessoas que sofrem um infarto antes dos 30 anos, são em sua maioria, vítimas fatais. Por esse motivo, o atleta deve realizar
avaliações médicas periódicas. E estar sempre 100% para que possa competir com tranquilidade e sem risco ao seu coração.
Um grande abraço!