Tratamentos

Tipos De Infarto – Um Guia Rápido Para Você Entender Sobre O Assunto


Por Dr. Roberto Yano
10 de julho de 2020

Talvez você não saiba disso, mas existem diferentes tipos de infarto. Eles ocorrem às vezes sem nem mesmo haver uma artéria obstruída no coração.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 300 mil infartos ocorrem todos os anos apenas no Brasil. Desses, 90 mil são fatais – um número muito elevado e que mostra o quanto esse tema deve ser debatido.

Existem 5 diferentes tipos de infarto. Embora eles sejam semelhantes em alguns aspectos acabam carregando suas particularidades quando ocorrem.

Entenda Cada Um Dos Tipos De Infarto

Os 5 diferentes tipos de infarto são:

  • Tipo1:

Esse é o tipo mais comum de infarto. Ocorre a isquemia devido à instabilidade da placa aterosclerótica na artéria coronariana. Quando ocorre lesão do endotélio e instabilização da placa, há formação de agregação plaquetária e posterior formação de trombo dentro das artérias do coração.

Nesse caso, a oferta de oxigênio para o miocárdio sofre uma diminuição repentina em decorrência de uma oclusão ou suboclusão de uma das artérias coronárias.

  • Tipo 2:

No infarto do tipo 2 ocorre um desbalanço entre a oferta e a demanda de oxigênio pelo coração.

Pode haver diversos fatores que, juntos, levam ao infarto agudo do miocárdio. Alguns fatores atribuídos a esse tipo são:

  • Espasmo da artéria coronária;
  • Embolia coronária;
  • Anemia profunda;
  • Arritmias;
  • Sepse;
  • Hipertensão;
  • Hipotensão.

Esse tipo de infarto é mais comum após cirurgias não cardíacas. Isso não significa que ocorra exclusivamente nessas circunstâncias. Também pode ser muitas vezes relacionado a queda brusca de pressão, perda abrupta de sangue ou uma infecção generalizada por exemplo.

Conheça Os Infartos Tipos 3, 4 E 5

Você já conheceu dois tipos de infarto. Os próximos são pouco falados, mas podem acontecer.

  • Tipo 3:

O tipo 3 ocorre quando há uma morte súbita do músculo cardíaco, geralmente acompanhada de uma parada cardíaca. Ocorre de maneira tão repentina que não há tempo de colher marcadores de necrose miocárdica.

Esse é popularmente chamado “infarto fulminante”, que causa morte súbita. Geralmente não há tempo de resgate, e a morte ocorre rapidamente.

  • Tipo 4:

O tipo 4 está associado a uma complicação de uma angioplastia coronariana.

Pode ser ocasionada também por trombose intrastent ou reestenose intrastent.

No primeiro caso ocorre a formação de um trombo, um coágulo dentro do stent previamente implantado, já no segundo caso há uma nova obstrução com diminuição do calibre do vaso dentro do stent.

  • Tipo 5:

O último dos tipos de infarto ocorre em decorrência de uma cirurgia de revascularização do miocárdio, também conhecida como “ponte de safena”.

Como Tratar E Evitar estes Tipos De Infarto?

Como você pode ver, os diferentes tipos de infarto ocorrem em situações variadas. A melhor forma de evitar qualquer um deles é mantendo hábitos de vida saudáveis.

Além de fatores já conhecidos – como tabagismo, obesidade, sedentarismo e má alimentação, dislipidemia, diabetes – existem outros fatores que podem causar infarto.

O uso de cocaína, o estresse, a ansiedade, aumentam também as chances de um infarto.

O mais importante é saber que existem esses 5 tipos de infarto e que para evita-los é necessário manter um estilo de vida saudável com a prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada, evitar o estresse com a prática de ioga, meditação, cessar o tabagismo, evitar a obesidade, controlar a dislipidemia, o diabetes, a hipertensão arterial. Mantenha sempre o uso de todas as medicações e não suspenda antes de realizar uma consulta com seu cardiologista.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *